Escola Infantil

Escola Infantil

Percebemos que a escola hoje é um dos poucos espaços comunitários  que se ocupa da criança e sua formação. E entendemos que a criança na idade em que frequenta a escola infantil é um ser humano em formação, que está compondo uma identidade e integrando mente, psique e soma em uma unidade. Desta forma, a aprendizagem não pode ser pensada de forma fragmentada, apenas como aquisição de conteúdos cognitivos, mas sim como oferta de cuidado e experiências que promovam crescimento saudável e integridade do ser.

Apesar de muitos estudos sobre a importância do brincar, as instituições ainda resistem em considerar o brincar como campo de aprendizagem e como necessidade da criança. A nossa escola está fundada na compreensão de que o livre brincar é a forma de aprendizagem mais autêntica e significativa que qualquer criança pode experimentar, especialmente quando esse brincar é adequadamente enriquecido, acompanhado e compartilhado. Uma compreensão que valoriza a liberdade, as experiências estéticas e criativas, que respeita a visão de mundo e os interesses genuínos das crianças e que confia no potencial de desenvolvimento natural da infância. Para concretizar essa concepção de escola, oferecemos um ambiente seguro e inspirador – uma casa com uma arquitetura extremamente acolhedora – povoada por uma variedade de cenários, brinquedos não-estruturados, jogos e materiais sempre disponíveis à livre exploração e à livre expressão da criatividade de cada criança.

Nosso objetivo é possibilitar à criança espaço, tempo, testemunho para ela expressar espontaneamente seus pensamentos, seus movimentos e sua criatividade, para que ela se desenvolva integralmente. Entendemos que quanto maior a entrega à experiência do brincar, maior será o desenvolvimento cognitivo que aparece como consequência natural, pois a aprendizagem verdadeira não se dá por assimilação e repetição de conteúdos, mas sim por experiências vivas.

Não somos uma equipe que simplesmente executa um modelo pré-concebido de educação, cego às individualidades e à multiplicidade de situações concretas trazidas pelas crianças: somos uma equipe em permanente exercício de reflexão sobre nossa prática, dedicados à compreensão das experiências pessoais e das formas de expressão de cada criança. Também estamos mergulhados num intenso trabalho de pesquisa sobre novas formas de educar. Nos inspiramos em grandes educadores e pensadores da infância (Montessori, Pikler, Winnicott), dialogando com diversas propostas inovadoras de educação infantil (escolas de Reggio Emilia, movimento de escolas livres e democráticas, sistema educacional público da Finlândia) e tomando parte num movimento global de renovação da educação.

img4

Nossa Comunidade

Os pais que nos procuram, em geral, são pais que buscam propostas alternativas aos modelos tradicionais de escola. A  Casa do Meio se propõe a ser um espaço aberto para as famílias.  Acreditamos que a educação das crianças é um trabalho no qual a responsabilidade cabe a toda sociedade.

Nessa perspectiva, o diálogo com as famílias se torna essencial para que a ação pedagógica aconteça de uma forma integral, contemplando todos os aspectos do desenvolvimento do educando, colocando em sintonia o universo da casa e o universo da escola. E o mais importante, essa participação faz com que se destaque o envolvimento dos pais com a educação de seus filhos, fortalecendo vínculos e ampliando as possibilidades de interação e convívio.

Funcionamento

A escola infantil funciona das 8h00 às 12h00, das 13h30 às 17h30 ou das 8h00 às 17h30. (Estamos abertos a construir alternativas de prolongamento do horário de saída para famílias que precisarem).