Missão e Valores

Missão e Valores

Nossa missão

Fornecer serviços de educação à comunidade a partir de uma proposta democrática e alternativa aos modelos tradicionais de escola, baseando-se na construção de espaços acolhedores, seguros e centrados nas possibilidades criadoras do ser humano, garantindo e promovendo o livre brincar, o fazer criativo e favorecendo a construção da autonomia e de uma postura investigativa, reflexiva e crítica do aprendiz frente ao mundo.

Nossos valores

Liberdade

Na primeira infância o desenvolvimento do ser humano é muito mais fecundo do que em qualquer outra etapa da vida, logo, as experiências nessa fase são primordiais e decisivas. Dessa forma, nossa proposta concebe a criança como a protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.

Nessa perspectiva, o nosso objetivo enquanto escola é respeitar seus ritmos e desejos e dar oportunidades para que ela se expresse através de múltiplas linguagens, e assim, permitir que ela amplie o conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo.

Porém, entendemos que todo esse caminho só é possível através da liberdade. A liberdade não é um fim, a liberdade é um meio. Somente através da liberdade de agir no mundo é que a criança apreende o mundo, constrói percursos para ser, saber, criar, experimentar, expressar.

img_quemsomos-528x800

Brincar

O brincar é o meio de inserção no mundo humano. É a maneira saudável de uma criança se relacionar com mundo e dar seus primeiros passos em direção à elaboração de suas experiências e em direção aos processos de simbolização e racionalização. É o meio de estar entre outros, de discriminar si mesmo do outro, de diferenciar seu mundo interno do mundo externo, de reconhecer e compartilhar realidade e, assim, construir sua identidade de forma verdadeira. Desde o brincar mais rudimentar dos bebês, até o brincar com grande sofisticação simbólica dos adultos (todo fazer no campo da cultura e da linguagem pode ser entendido como brincar) é esse o campo de experiência humano por excelência e condição para existência humana. Consequentemente, todo e qualquer conhecimento só é alcançado nesse campo.  Assim, não há como pensar educação infantil fora desse campo. O percurso legítimo e natural para a criança apreender o mundo é o brincar.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos princípios que orientam nossas ações, no sentido de sermos um coletivo que busca conhecer e sustentar todos os processos envolvidos na ocupação do nosso ambiente de convívio. Cuidar e participar do início, meio e fim de cada ação.

Na atividade principal da Casa, por exemplo, o brincar sustentável é aquele que busca conceber, criar, usar e preservar os materiais e brinquedos. Que cuida do destino do que é descartado como lixo. Que aproveita e recicla – tanto o material concreto como as ideias. A criança participa ativamente de todos os processos.

Na dimensão mais simbólica isso se reflete em apreender a totalidade da experiência, sem fragmentá-la e tomar um parte pelo todo. Reflete-se na capacidade de conceber, encontrar os meios, realizar e finalizar processos e projetos.

Diversidade e cultura popular

Vivemos num mundo no qual a pluralidade cultural exige de nós cada vez mais espaço, mais conversa, mais reconhecimento. Nessa perspectiva, a escola assume a responsabilidade de promover o acesso à diversidade, como também, possibilitar conexão com própria cultura na qual a criança está inserida.