Aprendizagem Livre

Aprendizagem Livre

Toda criança tem uma enorme curiosidade e um natural prazer em aprender. O brincar é a principal forma de investigação do mundo, e toda atividade criativa é sempre simultaneamente uma forma de experimentação. Infelizmente, a maioria das crianças vai perdendo esse impulso e esse gosto pela aprendizagem, em grande parte por encontrar ao longo de sua vida propostas de aprendizagem completamente incompatíveis com seus interesses, seus próprios ritmos, sua personalidade.

Ao longo do tempo, as crianças vão sendo traídas pelas ofertas de aprendizagem que os adultos lhes fazem, e a repetida frustração com tais ofertas vai enfraquecendo o impulso da curiosidade e da exploração espontânea. Por isso, após os primeiros anos de vida escolar, torna-se uma urgência e um desafio preservar nas crianças sua capacidade natural e autônoma de aprender. Da mesma forma, fortalecer seu gosto por suas próprias criações e descobertas, constantemente menosprezadas pelos adultos por comparações com modelos ideais, demanda um trabalho consciente e cuidadoso.

Essa é a proposta do Grupo de Aprendizagem Livre da Casa do Meio: um grupo de aprendizes em busca não de um aprendizado mais “eficiente” ou mais enquadrado nas expectativas escolares, mas sim um desenvolvimento de formas pessoais de aprendizagem significativa, num percurso motivado, sustentado e guiado pelo prazer de aprender e criar, pelo gosto pelo conhecimento.

Cada aprendiz passará por um processo de autocompreensão, de reconhecimento de seus mais imediatos interesses pessoais e das possibilidades de investigação e criação ao seu alcance. A partir daí o tutor acompanha a criança num percurso formativo individual, passando por um trabalho de desescolarização de sua capacidade de aprender e de descoberta de seus próprios recursos e impulsos na direção do conhecimento, de novas habilidades e de um desenvolvimento pessoal integral.

Começamos com a reunião de ~ 6 crianças entre 6 e 9 anos de idade para um primeiro grupo (projeto-piloto). O grupo dispõe dos seguintes recursos/atividades:

  1. Tutoria individual.
  2. Tutoria em grupo
  3. Reuniões colaborativas
  4. Espaço para aprendizado individual
  5. Laboratório de criação e investigação
  6. Sala de apresentações e recursos pedagógicos
  7. Explorações da cidade
foto_projetos2